Primeiro vamos as considerações:
Nao adianta querer trabalhar com o MySql no Visual Studio 2010 express, ele simplesmente nao tem suporte.
(Mas como assim? eu conheço fulano, ciclano e beltrano que conseguiu) Explicando, ele nao tem um suporte facil, porem se voce ja dominar a linguagem você consegue sim (todo o segredo esta no web.config), porem com muitas limitações(code first pode esquecer).
O melhor suporte que eu encontrei foi no Visual Studio 2010 ultimate que é o que eu vou descrever aqui.
Me parece, não sei se estou certo, a Microsoft não tem interesse em tornar o MySql nativo do Visual Studio, nao sei se no 2011 ja mudou, mas acredito que não.
Entao temos que baixar o conector do MySql, nao vou colocar o link direto aqui, esse foi um erro que encontrei em diversos sites que eu consultei inicialmente para tentar entender e sempre ficava a duvida se as instruções eram para uma versão especifica ou era mais generico, basta entrar no site do MySql, e baixar a ultima versão do conector que sempre sera necessario, por diversos motivos, entre eles, correção de bugs, mais rendimento e etc...
Uma vez baixado e instalado, reinicie o Visual Studio e mãos a obra.
Modele o banco de dados externamente já que o code first não esta disponivel (se alguem conseguiu comente que eu estudo o modo e coloco um post so sobre isso aqui), e no projeto criado clique com o botao direito na pasta models(para uma melhor organização) selecione "Add" e na aba seguinte "New Item" ira aparecer uma janela mais ou menos como a da imagem abaixo, basta selecionar em "Installed Templates" a opção "Data" para filtrar as opções de dados e logo após "ADO.NET Entity Data Model", como na imagem abaixo:
Quando clicar em ok uma janela como a de baixo ira aparecer:
Escolha o "Generate from database", pois o outro gera um sql que não é inteiramente compativel com o MySql, pelo menos ate a versão que eu testei, entao recomendo usar ele
Clicando em "Next" a proxima tela ira aparecer:
Eu numerei os passos, no circundado numero 1 voce podera escolher entre outras conexoes ja prontas entre todos os bancos de dados que ja foram selecionado, aqui iremos escolher "New Connection"
Ira aparecer uma tela como a seguir:
Aqui finalmente iremos "Desenterrar" o nosso MySql Connector, em "Data Source" provavelmente ira figurar outra conexão a outro tipo de banco de dados, clique em Change e selecione "MySql DataBase (Mysql Data Provider)" (se essa opção não estiver disponivel nesse passo, é porque seu conector nao esta instalado corretamente, ou algum outro problema ocorreu escreva sua duvida nos posts que eu tento resolver junto.) Em "Server Name", coloque o endereço de acesso ao banco de dados (ip, site e afins), em "User Name" o nome de usuário e em "Password" sua senha de acesso ao seu banco de dados, opcionalmente marque "Save my password" eu uso marcado, e nesse post vou considerar que você marcou tbm.
Feito tudo isso o proprio conector ira entrar no banco de dados selecionado e você podera escolher o banco de dados que ira usar.
Se tudo deu certo ate agora provavelmente voltara a tela anterior novamente.
Selecione "Yes, include include the sensitive data in connections string", isso fara com que nao seja necessario reescrever a connexction a cada conexao ao banco sendo que a mesma ficara inclusa no web.config.
"Tique" a caixa logo acima do numero 2 para ele ficar habilitado e nomeie a sua conexão ao banco de dados.
Se tudo deu certo ate agora o entity ira entrar no seu banco de dados e mapea-lo, fornecendo uma tela como a seguir:
onde todas as tabelas ja estarao mapeadas e prontas para serem usadas.
Em model Namespace nomeie o seu model e pronto!
Seu projeto ja estara conectado no banco de dados MySql.
Agradeço a atenção de todos.
Esse post foi pedido pelo Arthur Ciurilli por pedido de Marcos Bazzo.
Espero ter ajudado e se alguem quizer alguma postagem em especial é so pedir no meu email que esta aqui no site mesmo que eu faço o post com muita satisfação.
Muito bom eim! Obrigado!
ResponderExcluirMuito Obrigado pelo elogio, Arthur...
ExcluirMuuuuuuuuuuuuuito bom mesmo!
ResponderExcluirFoi a melhor explicação que encontrei na internet!
Excelente, era tudo que eu estava precisando.
ResponderExcluirMuito Obrigado
Se estiver trabalhando com o Visual Studio 2010 Ultimate, não baixe a versão 6.7.4 ou superior, pois não aparece como opção de Data Provider. Só consegui com a versão 6.6.6.
ResponderExcluir